sexta-feira, 20 de junho de 2014

A menina que roubava livros - Markus Zusak

Oie pessoas! Hoje vou fazer uma resenha de um dos meus livros favoritos!!


A menina que roubava livros conta a historia da Liesel Meminger, uma menina de 14 anos que já tem muita história para ser contada. 
O livro é narrado em terceira pessoa (ele/ela). E quem narra esta história é a morte!! 
No início considerei a narradora um ser mal, kk. Mas ao longo da história descobrimos que ela é mais engraçada do que assustadora.





 Mas enfim. O livro se passa na Alemanha nazista, começa contando um pouquinho sobre a morte e tals, e como ela encontrou Liesel três vezes enquanto fazia o seu trabalho... néh kk. Então a narradora a segue para saber mais de sua vida. 


 Liesel está em um trêm com sua mãe e seu irmão, só que seu irmão estava com frio e tendo um crise de tosse: "Uma crise de tosse e depois nada". 
...
No enterro do seu irmão um coveiro deixa cair um livro preto com letras prateadas, Liesel o pega e decide guarda-lo em memória de seu irmão.
O primeiro livro de muitos outros (De acordo com o livro, no filme ela rouba poucos... Mas depois falaremos sobre isso) 
Depois do enterro de seu irmão, ela continua a viajem de carro. E o seu destino é uma ruazinha chamada Himmel, onde um homem e uma mulher a aguardam na fachada de casa
Seus novos pais. 
Mas oque aconteceu com seus pais antigos? Não posso contar, kk é spoiler. 


 A nova família de Liesel é basicamente ela, o homem (Hans) e a mulher (não lembro o nome dela), apenas os três... Por enquanto. E com palavras bem diferentes. 

º  uma tradução º
Saumensch = Porco




Liesel que mal sabe porque está ali, só consegue pensar no irmão.Hans para se aproximar mais da nova "filha" decide ensina-la a ler, e eles começam com o livro que ela roubou O manual do coveiro.
A escola. E quem a leva para a escola é seu vizinho super legal chamado Rudy. No primeiro dia de aula a professora pede para os alunos lerem um trecho do livro que ela pede, na vez de Liesel ela ainda não sabe ler muito bem, então lê um trecho que decorou de O manual do coveiro.
Todos os alunos a chamam de burra no fim da aula. Bem...exceto Rudy. 
Algum tempo depois, bate a sua porta um convidado nem um pouco esperado Max. Um judeu na porte de alemães, na segunda guerra mundial.   


 Porque ele apareceu alí, não posso contar, mas posso escrever oque aconteceu. Liesel que ficou meio confusa com um judeu em sua casa, logo ficou amiga dele. 

 O que será que vai acontecer? Quantos livros Liesel roubou?
Acompanhe a emocionante história criada por Markus Zusak 
P.S.: Meu livro tem a capa da adaptação de cinema, Amei. E também acho a original muito fofinha *-*

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário